sexta-feira, 2 de julho de 2010

Planos para depois

Estava a pensar... não sei em que estava a pensar. Era uma e meia da manhã e eu simplesmente lembrei-me disto. Não tive nenhuma conversa relacionada. Não pensei na questão antes.
A ideia somente nasceu, como se a semente já lá tivesse sido plantada há muito tempo e tivesse simplesmente irrompido.
É certo que ando a pensar muito no futuro. Pergunta-me sobre como vai ser a minha vida depois de tirar o curso de Línguas e Estudos Editoriais. A minha mãe preocupa-se com a ausência de emprego.
Eu somente percebi que gostava de fazer mais do que trabalhar para os outros. Quero dizer, mais do que trabalhar para patrões, embora, sim, o tencione fazer, pelo menos inicialmente. Mas e se não o conseguir, eu tenho ideias.
E tenho já uma boa experiência para dizer que as editoras não são as melhores amigas dos escritores. Assim como tenho conhecimento de muito jovens que escrevem e que gostavam de mostrar aos outros o seu trabalho. Ok, as editoras não querem correr riscos. Mas talvez os escritores queiram. O único grande problema é a distribuição. As livrarias geralmente só trabalham como editoras.
Eu gostava de mudar isso. Dar um passo em frente e ser a intermediária. Fazer revisão de texto. Formatação. Contactar gráficas. E fazer as edições de autor chegar às livrarias.
Sim, eu gostava de fazer isso.
Honestamente, as editoras só fazem o escritor perder dinheiro. E nem sempre são a custo zero. Às vezes, se tivermos os meios certos para correr os riscos...
Sim, eu gostava realmente de fazer isto.
Quando acabar o curso, sim, quando acabar. Sabe bem ter uma ideia. Sabe bem ter um plano. Tomar as rédeas do nosso futuro. Sonhar.

2 comentários:

Rafaela Neves disse...

sonha sim prima. e bom ter um objectivo. ;)

Dark Soul disse...

se chegares e concretizar esse objectivo podes contar comigo :)