quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Dormência

Continuo perguntando-me porque preciso disto. O mundo em que vivemos hoje teve origem neste mundo, mas muda alguma coisa no presente conhecermos cada pormenor do passado? Com certeza há quem pense que sim. Se assim não fosse, porque se dariam ao trabalho de nos ensinar História? Por mera curiosidade, eu teria escolhido outra disciplina.
Nunca tive dificuldades em me manter acordada. Até às aulas de História do 12º ano. É certo que me aborrecia de morte nos outros anos, que saía dormente das aulas, mas nunca me custou manter os olhos abertos. Tudo bem que nunca antes andava a dormir tão pouco, mas são 10 da manhã e eu estava perfeitamente acordada no autocarro e na aula de Português. Há algo nesta voz lânguida, monótona, nas palavras que ecoam na minha cabeça e logo se vão, perdem-se numa memória sem sentido, sem interesse. Há algo nisso que desperta a sonolência, que faz as pálpebras pesar, o tempo passar mais devagar. Há algo de errado entre mim e as aulas de História.
Estou consciente de que não estou a prestar grande atenção. Muito oiço, mas pouco aprendo; perco o fio rapidamente… Isto é tão frustrantemente inútil! Os artigos vão sendo lidos – qual é mesmo o assunto? –, todos escutam, poucos percebem, o silêncio impossível como nunca vi, pesando como se todos dormissem de olhos abertos. Que valente seca! Costumava desenhar, mas desconfio que isso tornaria a minha desatenção demasiado óbvia. A professora é nova, não me conhece, não sabe como posso funcionar nos dois sentidos. Escrever é sempre “disfarçavel”. Talvez pense que esteja a tomar apontamentos (deixem-me rir!). Espero sinceramente que não seja assim todas as aulas. Já me sinto farta e só vamos na segunda aulas de matéria. Talvez o problema não seja a professora falar. O problema é que parece estar fazendo uma maratona de documentos, mandando lê-los em voz alta. Não apanho realmente nada, não sei do que se trata. Completamente perdida.
Isto não pode continuar assim. Terei mesmo de encontrar uma forma de suportar as aulas de História. Não é que tenha problemas com a disciplina (embora desfie que já não vai haver mais 19), mas tenho exame este ano. Passar a aula toda a escrever está fora de questão! (Veremos se consigo…)

2 comentários:

Rafaela Neves disse...

hum dou.te uma dica: os mesmos doc k ela manda ler na aula le em casa em muito melhor. :D

catharà disse...

portaanto vamos iniciar com um esquema síntese que estará dentro de caixinhas e terá setas.
Depois, portanto, falarei muito muito muito, sem mudar a expressão e vocês vão estar co muita atençao.
Portanto, tragam muito café