sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Último dia de aulas

Lá pelo meio-dia...


Sabes que falta menos de uma hora para estar de férias. Última aula e estamos nós a corrigir o teste. Gasto inútil de papel e caneta. Não vou passar para o caderno. Não vou ler novamente. Mais tarde ou mais cedo, as folhas vão ser arrancadas e deitadas fora. Nem sei porque passo. Mal se percebe a letra.

Não parece o último dia de aulas, assim como não parece Natal. Assim como não parecia o meu aniversário. Há alguma coisa com o calendário. Eu e ele não estamos em sintonia. Acho que é por não sair cedo. Por não entrar, fazer a auto-avaliação e sair, em dez minutos. Por não jogar às cartas.

Devia estar a passar, mas diz-me o lado racional que não vale a pena. Ela não sabe o que estou a escrever...


Agora, quase nove da noite, sentada no sofá da sala, de frente para a lareira que espera ser acendida, com o portátil no colo, a ouvir uma música que não tocava há meses...


Acho que segunda-feira vou acordar a pensar que é dia de escola. Definitivamente hoje não pareceu o último dia, e não devido à normalidade. Tivemos concerto na escola, recebemos testes e, apesar da aula de correcção, saímos mais cedo. Mas não havia aquela euforia de “Férias! Natal!”, e parecia um sentimento comum a todos. Ninguém sentia como se fosse o último dia e isso é suspeito. O que se passa connosco este ano? Neste último ano.

Depois havia a chuva. Tive sorte de não chegar mais molhada a casa. Há dias em que nos apetece andar à chuva, há dias em que gostamos de ouvir a chuva, há dias em que daríamos tudo para que desaparecesse. Eu era-lhe indiferente, desde que não caísse sobre a minha cabeça. Não tenho vontade de passar as férias doente.

Hoje sinto-me estranha, pronto, devia somente começar por isto e acabar aqui. Ou, correcção, mais estranha do que a minha habitual estranheza.

Gostei de ver um filme esta tarde com a minha irmã. Tirando isso, não me apetecia ninguém. Tenho somente vontade de ficar em casa, com um livro, um puzzle, uma história...

Inverno é frio.

Natal é quente.

Possivelmente por isso sinta apenas que é Inverno. Quando segunda-feira não tiver de enfrentar o frio de Loulé, talvez sinta que é Natal e que estou de férias.

1 comentário:

catharà disse...

algo de mt estranho se passa com o calendario e com as pessoas e com o mundo. tivemos o mesmo sentimento sem duvida!