sexta-feira, 17 de julho de 2009

Humano, com certeza, Estúpido, de certeza

Hoje tive um sonho daqueles. Daqueles em que acordamos e pensamos de onde raio é que fui buscar isto. Para dizer a verdade, pouco tinha de sonho, perturbou-me, mas esteve longe de ser um pesadelo - eu não me deixo impressionar tão facilmente. Mas foi estranho. Foi humano, completamente humano: violento e estúpido, realmente estúpido.
Deixando de partes pormenores - quem era quem, quem era eu, o que fazia -, vou tentar dizê-lo da forma mais simples - e lá se vai a consideração que têm por mim, inconsciente pelo menos. Eu sonhei com pessoas. Pessoas sentadas num largo, em cadeiras; pessoas. E pessoas que se divertiam atirando pedras umas às outras. (Já o disse, internem-me!) Sei que houve mais para trás disto, mas não me lembro. Sei também que não era apenas uma brincadeira infantil. Haviam os brancos, com roupa arranjadas e sentados, e os pretos. Racismo? Não da minha parte pelo menos. Lembro-me inclusive de uma mesa cheia de cascas de ovos, apesar de não ter visto nenhum vooar. Eu sei que é realmente estúpido. Eu não sou violenta. Eu não sou racista. (Sou branca, e daí? Não lhes fiz nada!) Parecia mesmo que eles, os de cor, se estavam a divertir com a brincadeira. Eu achei desumano e muito, muito idiota!
Porque é que não tenho um sonho normal, uma vez na vida? Oh, pois, eu sei porquê. Porque a minha consciência não funciona de forma normal.

Sem comentários: