sábado, 23 de janeiro de 2010

Insatisfeita

Pois, compreendo...
"- És uma pessoas muito..."
"- Insatisfeita - completo eu."
"- Sim, insatisfeita."
É verdade. Mas ser descontente é ser homem, não é mesmo? Pelo menos para Fernando Pessoa.
Tomara que todos compreendessem.
É que eu não quero mesmo ficar aqui.
"Porque não podemos ir?"
(...)
"Isso são desculpas. Eu não quero ficar aqui a vegetar durante o Carnaval."
"Mais tarde."
Mais tarde a vida acaba.
"Sou geo-físicamente inculta."
"Não, não és. Há pessoas que nem sequer viram o mar."
"Sou sim."
Estou farta de estar aqui. Anseio novos sítios, novas vistas. Sedenta do mundo.
"Quando trabalhar, hei-de viajar todos os anos, e depois venho mostrar-te as fotografias e dizer-te «Eu estive aqui, aqui e aqui»"
Eles riram-se.
"Pois, quando trabalhares."
É fácil de me imaginar. Mas apenas numa profissão. Ah, como quero! Sim, hoje não duvido que é este o curso. É este o futuro.
"E então? Vamos?"
"Não."
"Não."
"Mas eu não quero ficar aqui. Quero ir a Aveiro. Quero ir a Barcelona. Temos casa onde ficar. E quero ir a França. Todos os anos dizem «Vamos lá para o ano», mas eu continuou à espera."
"Queres muita coisa."
"Sabes, as poupanças que fizemos desde que construímos a casa vão-se todas para o mês que vem. Só espero que o investimento valha a pena."
Pois, a sociedade. Herança... Partilhas...
Não quero ser egoísta. Mas, mas...
"Eu não queria mesmo ficar cá no Carnaval."
"Na Páscoa".
"Na Páscoa vou a Ibiza."
"E quem é que vai pagar as férias da menina?"
"Tu."
Pois, eu sei. Eu sei que sei. E ainda assim, "Quero conhecer o mundo."
Insatisfeita.
Eterna insatisfeita.
Sempre me lembro dela dizer que nunca estava satisfeita.
"Devias dar mais valor ao que tens."
"E dou." A sério que dou, e muito. "Mas continuou a querer mais."
A sonhar mais...
Pois, tens razão.
Insatisfeita.

1 comentário:

Rafaela Neves disse...

respondendo à tua pergunta percebo mas nao comento.